Alguns atletas de alta competição consomem e injectam várias substâncias ilegais
Betabloqueadores: Os betabloqueadores são remédios que baixam a pressão sanguínea. Actuam no sistema cardiovascular, diminuindo o número de batimentos do coração. Ajudam em categorias que exigem precisão, como o arco e flecha e o tiro.
Diuréticos: Os diuréticos são usados pouco antes das provas para desidratar o organismo e diminuir o peso dos atletas. Atletas de boxe, luta, judo e halterofilismo podem usar a substância para atuarem em categorias de peso inferior ao seu. Também são usados para mascarar outras drogas usadas por atletas.
Estimulantes: Os estimulantes agem direito no sistema nervoso, fazendo o atleta ficar mais excitado. A cafeína é o exemplo mais comum. Os velocistas de conseguiram melhorar seus tempos com esse tipo de substância. Porém, a FIFA passou a liberar a cafeína, retirando a mesma das substâncias dopantes em 2007.
Injecção de sangue: Alguns atletas injectam até um litro de sangue pouco antes da competição. A transfusão aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos, melhorando a capacidade de circulação de oxigénio entre as células até 5%.
Narcóticos: Os narcóticos não são usados para melhorar o desempenho, mas para aliviar a dor. São empregados em quase todas as modalidades, por exemplo, no ciclismo, para diminuir a resposta do organismo à dor devida a um esforço físico excessivo e no pugilismo, para que o atleta possa continuar lutando após sofrer uma lesão. As substâncias mais utilizadas dessa classe são a morfina e seus derivados. Outra substância bastante consumida pelos atletas é o álcool, utilizado como ansiolítico (para diminuir a ansiedade) e como fonte de calorias. Alguns atletas ingerem bebidas alcoólicas com a intenção de aumentar a autoconfiança e a resposta psicomotora, mas vários estudos comprovam que o desempenho acaba diminuindo com essa atitude. O uso de álcool no exporte é lícito, contudo pode ser passível de controle a pedido das Federações.
Esteróides anabolizantes: São hormonas sintéticas que quando comparados à testosterona (hormonas masculinas naturais), têm maior actividade anabólica (promovem crescimento). Geralmente são usados por via oral ou parenteral (por injecção). Alguns usuários fazem abuso de preparações farmacêuticas disponíveis para uso veterinário.
Sem comentários:
Enviar um comentário